Homenews - homenews.com.br
Ciência
Terça - 01 de Julho de 2003 às 08:04

    Imprimir


HomeNews

Pesquisadores de Israel em colaboração com cientistas da Universidade Utrecht, na Holanda, desenvolveram em laboratório o amadurecimento de folículos produtores de óvulos de fetos abortados. A idéia é utilizar o material em tratamentos de fertilização.

De acordo com matéria publicada pela agência de notícias Reuters, a técnica já teria sido usada com sucesso em camundongos. "Há falta de oócitos para fertilização in vitro", disse o médico Tal Biron-Shental, responsável pelo estudo apresentado em uma conferência em Madri, na Espanha. "Os oócitos de fetos abortados podem ser uma nova fonte."

O procedimento tem levantado questões éticas. Ainda de acordo com a agência de notícias, o especialista americano Roger Gosden, do Instituto Jones de Medicina Reprodutiva, questiona a necessidade da utilização de óvulos fetais, já que há pesquisas sobre o cultivo de óvulos maduros. "Não acho que precisamos do material fetal. A única vantagem é que há mais óvulos", disse.

"Estou completamente cientes da controvérsia sobre o assunto", afirmou o médico israelense, "mas em algum momento ele será eticamente aceitável".





URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/1135/visualizar/