Homenews - homenews.com.br
Informática
Quinta - 21 de Agosto de 2003 às 10:26

    Imprimir


HomeNews


Quatro empresas estrangeiras (Hitachi Cable, a Taiwan Forward Electronics, a Taiwan Chaun Choung Technology e a NEC) estão desenvolvendo novos modelos de sistemas de refrigeração para computadores que utilizam água. Trata-se do water cooler, uma tecnologia que promete diminuir consideravelmente os ruídos do PC causados por coolers de ventilação.

Mas nem tudo é um "mar de rosas". O Water cooler possui alto custo - para se ter uma idéia, em um notebook, o custo do equipamento chega a ser, no mínimo, US$ 40 a mais de que um sistema de refrigeração por ventilação. Além disso, ocupa muito espaço no PC. No entanto, as empresas acreditam que em alguns anos, quando o sistema for melhorado, a refrigeração por água será amplamente adotada.

Para comprovar a eficiência do water cooler, a Nec realizou um teste comparativo com a refrigeração por ventilação. A empresa afirma que o novo modelo foi capaz de emitir ruídos na casa de 33 decibéis, enquanto na antiga tecnologia o nível foi de 43 decibéis.

Em setembro de 2002, a Hitachi lançou o primeiro sistema com water cooler do mundo. Numa joint venture com a NEC, a empresa desenvolveu o sistema de refrigeração por água Valuestar TX. Já a Taiwan Chaun Choung Technology possui projetos na área voltados para notebooks.

Preços Salgados

Para solucionar a questão do alto preço para adoção do water cooler, a Hitachi planeja obter a redução de custos na padronização dos componentes do equipamento. A empresa deverá lançar um fórum para debater sobre a tecnologia. O evento poderá ser realizado em setembro deste ano e a expectativa é de que conte com as grandes companhias da área.

Um outro problema: a bomba para distribuição da água - componente que representa 50% do custo do equipamento - é produzido apenas por uma empresa. Para não ficar dependente da fabricante, a NEC anunciou no final de junho deste ano um protótipo de um sistema que produz energia elétrica para bombear a água. A empresa espera comercializar o equipamento nos próximos dois anos.

Novos Planos

A Hitachi pretende comercializar nos próximos dois anos o que considera a nova geração de water coolers. O protótipo desenvolvido pela empresa tem como inovação o fato de poder ser retirado do computador a qualquer momento, o que não ocorre com os modelos atuais de refrigeração por água. Esse projeto tem como parceiro a Stanford University, que pesquisa uma tecnologia para evitar que os circuitos LSI (Large Scale Integration) esquentem demasiadamente.





URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/1324/visualizar/