Homenews - homenews.com.br
Astronomia
Quinta - 18 de Setembro de 2003 às 10:09

    Imprimir



HomeNews


A China convidou hoje cientistas da ilha de Taiwan, a enviar sementes para o espaço na primeira nave tripulada chinesa, a Shenzhou V, que viajará ao espaço em breve.

De acordo com o pesquisador da Academia chinesa de Ciências Agrícolas, Liu Luxiang, "A bordo da nave podem haver sementes de Taiwan, de arroz por exemplo, se eles desejarem".

Entre China e Taiwan existem conturbadas relações políticas, embora ambas colaborem estreitamente no que diz respeito à economia do local.

O convite foi feito na mesma semana do anúncio do envio, em breve, da primeira nave tripulada chinesa ao espaço, com a qual o país quer tornar-se a terceira nação a conseguir tal feito, ficando atrás somente dos Estados Unidos e da Rússia.

A China enviou ao espaço mais de 70 tipos de sementes desde 1987 para desenvolver variedades de cultivos mais produtivas, necessárias para abastecer uma população de 1,3 bilhão de pessoas.

O programa espacial chinês, cercado de um forte caráter secreto por seu alto conteúdo militar, aspira consolidar a nação asiática como uma potência mundial e impulsionar sua indústria tecnológica, que atualmente depende das contribuições estrangeiras.


Com agências internacionais




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/1433/visualizar/