Homenews - homenews.com.br
Informática
Terça - 02 de Dezembro de 2003 às 11:19

    Imprimir


________________________________________________________





A partir de hoje (2/12), a administração pública federal passa a contar com um portal cujo um dos objetivos é estimular a adoção de softwares não proprietários – os chamados softwares livres. O site http://www.softwarelivre.gov.br reunirá informações, documentos e notícias, além de uma ferramenta que disponibilizará códigos fontes que poderão ser baixados, utilizados e melhorados pela sociedade.

O lançamento do site ocorreu na II Rodada para o Compartilhamento de Software Livre na Administração Federal, no auditório da Eletronorte, em Brasília. O evento apresentou vários aplicativos desenvolvidos em código aberto e passíveis de utilização pela administração pública, entre eles programas voltados para a segurança pública, como o Terracrime do Ministério da Justiça, e a Rede Agrolivre, desenvolvido pela Embrapa para uso na área agrícola e apoio à pesquisa.

No lançamento do portal também foi apresentado o Twiki, software que utiliza a certificação digital como ferramenta de segurança de acesso e troca de informações. O Twiki servirá de base para a comunicação entre os membros do Comitê de Implementação de Software Livre.

Com isso, o governo federal quer incentivar a adoção e a produção de software livre como instrumento de fortalecimento da indústria nacional, inclusão digital, integração de sistemas e geração de emprego e renda. O software livre é um programa de computador que pode ser usado, copiado, distribuído e aperfeiçoado livremente, sem o pagamento das licenças de uso cobradas pelos fabricantes de softwares proprietários.






Agência Brasil




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/1753/visualizar/