Homenews - homenews.com.br
Informática
Terça - 02 de Dezembro de 2003 às 11:25

    Imprimir




Veja foto ampliada em: http://www.homenews.com.br/mod.php?mod=gallery&op=media&media_id=64

________________________________________________________





Em apenas um dia, o projeto Opte, criado pelo engenheiro americano Barrett Lyon, conseguiu mapear a internet. Trata-se de um instântaneo colorido do que parece ser uma nova galáxia, que em vez de estrelas e planetas, abriga cerca de 13 milhões de computadores hospedeiros, tecnicamente conhecidos por hosts.

A belíssima visão mostra várias linhas de cores diferentes, cada uma delas representando uma área do mundo. As redes asiáticas são representadas em vermelho; em verde, aparecem a Europa e Oriente Médio; em azul, a América do Norte; o amarelo indica a América Latina e o Caribe; os endereços IP especialmente reservados para a construção de intranets estão em ciano; o branco simboliza redes de procedência desconhecida.

Imagens do mapa que, de acordo com Barret, será atualizado diariamente, estão disponíveis para download no site do Opte . Ele também pode ser apreciado com um applet Java ou um visualizador de realidade virtual, que permite “viajar” através das informações.

Esse não é o único projeto de mapeamento da grande rede: o Internet Mapping Project também se dedica à tarefa. O Opte, porém é mais rápido. Uma ferramenta chamada scanrand2, desenvolvida por Dan Kaminski, membro da equipe do Opte, permite analisar 16 mil hosts a cada seis segundos, o que resulta em 9 milhões e 600 mil hosts analisados por hora. O restante do tempo é gasto com o processamento de dados e geração do mapa.







Agência Estado




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/1755/visualizar/