Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Segunda - 19 de Janeiro de 2004 às 09:47

    Imprimir


___________________________________________________________





Jogar videogame não é normalmente considerada uma das atividades físicas mais vigorosas.

Mas um novo tipo de diversão eletrônica produzido por uma empresa de produtos de ginástica promete acabar com a tradicional imagem de sedentário do jogador de videogame.

O Kilowatt, da Powergrid, foi desenhado para desenvolver músculos enquanto se joga Playstation2, Xbox ou jogos de PC.

O videogame substitui o joystick por um controle que fica na altura dos ombros. Quando empurrado ou puxado com força, ele repete os movimentos no jogo, com um carro ou um personagem, por exemplo.

Da altura dos ombros

"Tiramos a culpa do videogame e trouxemos a diversão de volta para o exercício", explica Chuck Martinez, o porta-voz da empresa.

"O motivo pelo qual a maioria das máquinas de ginástica acaba encostada nas garagens é porque exercícios são incrivelmente chatos."

O Kilowatt estreiou na Mostra Eletrônica para o Consumidor de Las Vegas e recebeu um prêmio de inovação.

É um aparelho que força os usuários de videogame a usarem os músculos para jogar.

A nova versão do tradicional joystick, controle usados pelos dedos, fica agora na altura dos ombros, suspenso por uma haste.

Exercícios isométricos

Sensores medem a força do usuário sobre o controle.

Em um jogo de corrida, como o Gran Turismo, quanto mais forte você empurra o controle, mais rápido o carro anda. Se você o puxa, o veículo diminui sua velocidade.

O sistema trabalha com o princípio de exercício isométrico, contraindo os músculos sem flexionar articulações.

Depois de dois minutos jogando Gran Turismo, é possível sentir a pressão nos músculos dos braços e ombros.

"Com os exercícios isométricos, ao contrário de levantar pesos, você não vê nada se mover, mas os músculos te dirão que eles estão sendo trabalhados", diz o doutor Dan Drury, um especialista em medicina esportiva que é empregado da Powergrid.

"Com o Kilowatt você está queimando calorias", completa.

A máquina custa US$ 695 (cerca de R$ 2 mil) e estará disponível nos Estados Unidos antes do meio do ano. A empresa tenta fechar acordos para levá-la para a Europa e a Ásia.

Apesar de ser relativamente caro para um videogame, a companhia está confiante de que existe mercado para o produto.

Ela enxerga o Kilowatt como um equipamento de ginástica, dizendo que custa menos do que um equipamento "de qualidade" para o lar.

"A idade média das pessoas que compram aparelhos de ginástica é 31 anos", diz Martinez, "e a idade média de quem joga videogame é 29".

Embora o objetivo seja vender as máquinas para usuários domésticos, a companhia diz que ele pode ser usado em academias porque também atende os padrões de uso comercial.




BBC




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/1826/visualizar/