Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Quarta - 21 de Janeiro de 2004 às 10:01

    Imprimir


__________________________________________________________




O sonho de Ícaro, lendário personagem que queria voar como os pássaros, se realizará nos aviões do futuro: suas asas serão equipadas com um material elástico, que têm a capacidade de se tensionar, a exemplo dos músculos de nosso corpo.

A revelação está na última edição da Science News. A revista diz que cientistas norte-americanos conseguiram fabricar um modelo do caça supersônico F/A-18, que bate suavemente suas asas, sob o comando de um computador.

As asas do novo F/A-18 são extremamente finas e pesam quinze vezes menos do que as convencionais. Em outubro de 2003, técnicos da Nasa (agência espacial norte-americana) e do departamento de pesquisas avançadas da Boeing fizeram testes preliminares com o F/A-18, obtendo resultados satisfatórios.

Empresas comerciais, como a Skunk Works, braço da Lockheed Martin, em Palmdale, na California, e a NextGen Aeronautics, estão trabalhando em versões comerciais do que eles chamam de “verdadeiro pássaro de metal”. A construção de protótipos, porém, está prevista para daqui a dez ou quinze anos.





Agência Estado




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/1845/visualizar/