Homenews - homenews.com.br
Telecomunicações
Quarta - 21 de Janeiro de 2004 às 10:20

    Imprimir


__________________________________________________________




As operadoras de telefones celulares da Grã-Bretanha tomaram uma iniciativa inédita: em breve vão censurar os serviços disponíveis nos aparelhos utilizados pelos menores de 18 anos. Alguns deles, como as salas de bate-papo móveis, serão simplesmente proibidos para a garotada. Os empresários alegam que a medida visa proteger estes usuários de conteúdos elaborados para adultos.

Os aparelhos celulares mais modernos dispõem de vídeo e acesso à internet - e, por tabela, a sites pornográficos. A iniciativa foi tomada conjuntamente pelas operadoras Orange, O2, T-Mobile, Vodafone, Virgin e 3. Elas vêm trabalhando há um ano na criação de um código de conduta que prevê uma classificação por faixa etária para os serviços por celular, como imagens, vídeos, jogos e sites.

O controle promete ser rígido. De acordo com a BBC Brasil, a primeira medida será liberar materiais classificados para 18 anos apenas depois de o usuário ter sua idade checada pela operadora. Mais: um órgão independente será criado para estabelecer os critérios da classificação. As salas de bate-papo móveis - hoje muito populares entre as crianças e adolescentes da Grã-Bretanha -, onde grupos de pessoas enviam, sem controle externo, mensagens que podem ser lidas por usuários em uma mesma sala, estão na mira das operadoras e das entidades de proteção às crianças.




Agência Estado




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/1846/visualizar/