Homenews - homenews.com.br
Astronomia
Sexta - 13 de Fevereiro de 2004 às 10:56

    Imprimir


______________________________________________________________





Dois conceituados ufólogos paulistas, os irmãos Jorge e Michel Facury Ferreira, estão estudando estranhos sinais descobertos em uma área de pastagem localizada no Parque Bela Vista, em Votorantim, na região de Sorocaba. São oito círculos em forma de anéis dispostos numa área de aproximadamente 10 mil metros quadrados. Os dois maiores medem cerca de 20 metros de diâmetro e os outros têm a metade dessa dimensão.

Os círculos são visíveis do alto e à distância porque estão marcados por uma coloração diferente, mais escura, da grama. Eles estão distantes de 20 a 40 metros entre si. O local servia de pastagem para o gado.

A possibilidade de terem sido instalados comedouros ou bebedouros de animais, causando a diferença na coloração da grama, já foi descartada. Segundo Michel Facury, ainda é cedo para afirmar que se tratam de sinais causados pela presença de objetos voadores não identificados.

Os irmãos coletaram amostras do solo e da grama para análises que ficarão prontas em um mês. Eles vão pedir o parecer de um agrônomo. Também pretendem colher, com a colaboração de outros interessados no assunto, como o fotógrafo João Carlos Belo, depoimentos de moradores das proximidades.

Autor do livro "Objetos Instantâneos", lançado recentemente, Michel conta que a região de Sorocaba tem um histórico bastante rico de aparições e relatos ufológicos.

Facury descarta qualquer semelhança entre os círculos de Votorantim e os chamados "crop circles" do filme americando Sinais, protagonizado por Mel Gibson. Segundo ele, os sinais mostrados no filme, feitos em plantação de milho e trigo, formam figuras complexas em perfeita simetria, ao contrário dos que estão sendo estudados na cidade do interior paulista.





Agência Estado




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/1971/visualizar/