Homenews - homenews.com.br
Informática
Sexta - 13 de Fevereiro de 2004 às 11:10

    Imprimir



HomeNews*


Trechos do código-fonte de algumas versões do sistema operacional Windows, da Microsoft, vazaram na internet ilegalmente esta semana. A informação foi divulgada nesta quinta-feira através de um comunicado da empresa. O incidente pode facilitar a ação de hackers que queiram se aproveitar de brechas nos programas.

Segundo o comunicado, vazaram trechos do código-fonte do Windows 2000 e do Windows NT 4.0, sistemas mais voltados para computadores corporativos. Tom Pilla, porta-voz da Microsoft disse que a companhia ainda não sabe quanto do código foi descoberto ou quantas pessoas tiveram acesso às informações.

Código-fonte são as instruções de um programa em seu formato original. Para construir um software, o desenvolvedor primeiro o escreve em uma determinada linguagem de programação. Em seguida, para que ele possa ser executado em qualquer computador, ele precisa traduzi-lo para linguagem de máquina, processo chamado compilação.

No caso do Windows, o vazamento de partes do código-fonte é um problema de segurança grave para a Microsoft. Isso porque o sistema operacional, diferente do concorrente Linux, é distribuído apenas em linguagem de máquina.

Por isso, o incidente representa um sério revés para a Microsoft, que sempre guardou o código-fonte dos seus sistemas para que não fossem revelados à concorrência.

"É proibido a terceiros publicar códigos fonte da Microsoft, e levamos muito a sério esse tipo de ação", afirma a empresa em comunicado. "Estamos investigando esse vazamento e trabalhando com as autoridades policiais competentes.".

Segundo Pilla, a falha não está relacionada à última onda de vírus que abalou computadores em todo o mundo. Ele também disse que ainda não houve impacto imediato para os usuários. Mais de 90% dos computadores pessoais do mundo usam produtos da Microsoft.



*Com agências internacionais




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/1974/visualizar/