Homenews - homenews.com.br
Informática
Sexta - 13 de Fevereiro de 2004 às 11:29

    Imprimir



Por Greice Margherita, do HomeNews


Sempre que recebemos um e-mail avisando de que ganhamos algum benefício, como uma assinatura de revista por um tempo determinado, ou recebemos um cartão virtual, o mais lógico é que tenhamos curiosidade para saber do que se trata. Então clicamos no link do e-mail recebido e pronto. O problema é que, beneficiando-se dessa curiosidade, pessoas de má fé estão dando um golpe. Elas mandam um e-mail enganoso, que induz a pessoa a clicar em um link que infecta o seu computador com um vírus.

A prática, conhecida como “scam” já usou o nome de várias empresas, como a Microsoft, o Banco do Brasil e o Itaú. Agora foi a vez do site Charges (http://www.charges.com.br) ser a 'isca' do golpe. Os internautas recebem um e-mail induzindo-os a clicar em um link que supostamente levaria a um cartão virtual, mas que na verdade, é um vírus.

Para precaver-se contra esse tipo de golpe, basta tomar alguns cuidados, tais como:

- Procure não clicar em link de e-mail. Copie o endereço e digite-o no seu navegador. Mesmo que os links pareçam verdadeiros, eles podem ocultar sites falsos ou vírus.
- Tenha sempre um antivírus atualizado instalado em seu computador.
- Não abra mensagens de pessoas que não conhece, a não ser que, por causa da linha do assunto, identifique que elas são exclusivas para você.
- Só abra anexos confiáveis, do qual souber a procedência e tiver a certeza de que são importantes e seguros.
- Sempre que receber um e-mail oferecendo benefícios, descofie. Certifique-se por meio de telefonemas ou em sites oficiais.




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/1976/visualizar/