Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Terça - 17 de Fevereiro de 2004 às 10:58

    Imprimir


__________________________________________________________________

Veja outras fotos de animais com câmeras acopladas em http://www.homenews.com.br/mod.php?mod=gallery&op=gallery&gallery_id=5 Para ver as fotos ampliadas, basta clicar sobre elas.




Um novo programa de televisão acopla câmeras em animais para desvendar os segredos desses bichos. Chamado Animal Camera, o programa usa câmera e sistema de som inovadores, além de uma tecnologia de monitoramento, para conseguir imagens inéditas dos animais e seus movimentos.

A série de episódios foi feita pela unidade de história natural da BBC, em Bristol. No primeiro programa, uma microcâmera de apenas 25 gramas mostra detalhes do vôo de uma águia. O aparelho foi adaptado para o programa a partir de um tipo de câmera usada em telefones celulares.

Cientistas também monitoraram abelhas por meio de um radar. Os realizadores do programa puderam ainda "espionar" os macacos babuínos em uma caverna onde eles se reúnem durante a noite. "Os babuínos se comportaram de forma totalmente natural, porque não sabiam que estavam sendo espionados", disse o produtor da série, Peter Bassett.

A equipe entrou na caverna durante o dia para colocar câmeras com luzes infravermelhas que pudessem filmar os macacos na escuridão. "Nós pudemos notar que eles usam ruídos para descobrir onde estão os membros de sua família, para poderem ficar juntos", disse Bassett.


BBC




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/1995/visualizar/