Homenews - homenews.com.br
Informática
Quarta - 18 de Fevereiro de 2004 às 10:33

    Imprimir


_________________________________________________________



Por Klara Silveira, do HomeNews


O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) decidiu regulamentar a comercialização de tintas para impressoras. A norma começa a valer a partir do dia 14 de julho deste ano, quando todos os cartuchos deverão trazer na embalagem a informação quantitativa expressa apenas em ml (mililitros).

A regulamentação vale para todos os cartuchos de tinta preta - nacionais ou importados e também para os recarregados. Os cartuchos que contêm mais de uma cor de tinta, deverão ter indicado o volume total de todas elas combinadas.

A decisão do Inmetro em discutir o assunto com os fabricantes ocorreu depois que o instituto recebeu um grande número de reclamações por parte dos consumidores, insatisfeitos com as informações presentes nas embalagens dos cartuchos de tinta. Atualmente, existem no mercado cartuchos para impressoras com indicações de quantidade de tinta em gramas e em ml, e até mesmo sem indicação alguma. A regulamentação foi formalizada pela Portaria Inmetro 182004.




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/2001/visualizar/