Homenews - homenews.com.br
Informática
Quarta - 18 de Fevereiro de 2004 às 11:20

    Imprimir


__________________________________________________________________



O Google tem agora mais de 6 bilhões de itens indexados, dos quais 4 bilhões são relativos a páginas Web. O site aumentou também o tamanho do seu banco de imagens: são mais de 800 milhões, entre fotos, desenhos e ilustrações.

Criado em 1998 por Larry Page e Sergey Brin, então estudantes de PhD da universidade de Stanford, o Google, que em breve deve fazer sua oferta pública de ações, teve uma trajetória meteórica.

Atualmente, ele detém mais de 70% do mercado mundial, o que siginifica que sete entre dez pessoas recorrem a ele para fazer suas pesquisas na internet. Em 2003, foi escolhido a marca do ano, superando até mesmo a Apple de Steve Jobs.

Mais que usar apenas palavras-chaves, o Google é baseado na avançada tecnologia chamada PageRank, que assegura que os resultados mais importantes sempre apareçam primeiro.

O mecanismo usa ainda a estrutura de links da Web como uma ferramenta organizacional. Em essência, o Google interpreta um link de uma página A para a página B como um "voto" da página A para a página B e avalia a importância de uma página pelos votos que ela recebe.

Google, para quem não lembra, é um trocadilho com a palavra "googol", inventada por Milton Sirotta, sobrinho do matemático americano Edward Kasner, para designar o número representado por 1 seguido de 100 zeros. O uso do termo, portanto, reflete a missão de organizar a montanha de informações disponíveis na internet.





Agência Estado




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/2004/visualizar/