Homenews - homenews.com.br
Astronomia
Quinta - 19 de Fevereiro de 2004 às 09:26

    Imprimir




________________________________________________________

Veja ilustração ampliada em: http://www.homenews.com.br/mod.php?mod=gallery&op=media&media_id=79



Dois observatórios espaciais forneceram a primeira grande evidência do alcance de um buraco negro, ao captarem imagens de uma estrela sendo partida e parcialmente engolida passando por seu campo gravitacional, anunciaram astrônomos. Tal evento era previsto pela teoria, mas até então nunca fora confirmado.

Uma potente explosão de raios X chamou a atenção dos astrônomos para o evento, ocorrido no centro de uma galáxia situada a 700 milhões de anos-luz da Terra. A equipe internacional de astrônomos acredita que a explosão foi causada pelos gases liberados pela estrela, superaquecidos pela atração do buraco negro, localizado perto do coração da galáxia RX J1242-11.

De acordo com os astrônomos, uma estrela do tamanho do nosso sol ingressou no campo gravitacional do buraco negro ao sair de curso, depois de aproximar-se de uma outra estrela. A atração do buraco negro - de massa aparentemente 100 milhões de vezes superior à do Sol - rasgou a estrela. O buraco negro consumiu cerca de 1% da estrela partida.

Os astrônomos utilizaram os observatórios de raios X Chandra, da Nasa, e XMM-Newton, da Agência Espacial Européia, para captar imagens do fenômeno. Calcula-se que um evento desse tipo ocorra uma vez a cada 10.000 anos em uma galáxia normal.




AE




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/2006/visualizar/