Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Terça - 02 de Março de 2004 às 10:16

    Imprimir


____________________________________________________________



No próximo dia 13 de março, o Sandstorm (Tempestade de areia), um robô sobre rodas à semelhança de um jipe, receberá coordenadas e percorrerá um terreno desértico de 320 quilômetros, repleto de obstáculos.

O veículo sem piloto foi criado por uma equipe da Universidade Carnegie Mellon que reúne estudantes, engenheiros e patrocinadores corporativos. Ele irá competir com mais dezenove engenhocas semelhantes no Grand Challenge, promovido pela Darpa, braço de pesquisas do Pentágono. O prêmio para quem completar o percurso em primeiro lugar será de 1 milhão de dólares.

William "Red" Whittaker, líder da equipe da Carnegie Mellon diz que seu objetivo não é somente o dinheiro mas desenvolver máquinas, a partir da inteligência artifical, que tenham aplicações práticas.

O Sandstorm é movido a diesel. Dotado de uma parafernália computadorizada, ele rastreia o terreno com câmeras estéreo, um medidor de distâncias a laser e um radar de 180 graus. Os dados são transmitidos a processadores Itanium e Xeon, que criam imagens atualizadas do que existe ao redor dele e além.

Whittaker diz que o Sandstorm não é só rodas e chassis. Ele terá a ajuda de satélites apontados para a região onde a corrida será realizada e que capturará mapas topográficos detalhados.

“O Sandstorm tem as habilidades visuais de um leopardo, o mais rápido animal terrestre que, enquanto corre, mantém sua cabeça estável no mesmo nível , e seus olhos fixos na presa", descreve Whittaker.







Agência Estado




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/2027/visualizar/