Homenews - homenews.com.br
Ciência
Sexta - 05 de Março de 2004 às 12:18

    Imprimir


_______________________________________________________________





HomeNews


Pesquisadores da Universidade do Missouri, nos EUA, anunciaram a criação de uma técnica que, segundo eles, permite criar órgãos e tecidos humanos em nada mais nada menos que numa impressora jato de tinta. O órgão é "impresso" camada por camada.

Para a inusitada técnica os cientistas norte-americanos utilizam uma "tinta" biológica, resultado da cultura de células do tecido ou órgão a ser reproduzido.

A formação do órgão ocorre da seguinte forma: após cada camada de "tinta", um gel especial é aplicado, para dar forma ao órgão e em seguida, as células das várias camadas são quimicamente estimuladas a se unir, gerando o órgão final.

A equipe já conseguiu produzir "tubos" ocos de tecido muscular, e está agora se prepara para produzir partes simples, como veias e válvulas, que seriam transplantadas em animais, comprovando a compatibilidade do órgão "impresso" com um organismo vivo.

Segundo os pesquisadores, o risco de rejeição neste caso é quase zero, pelo menos em teoria, isso porque o órgão é feito a partir de células do próprio doador.

A universidade pretende patentear o método, e está procurando empresas interessadas em patrocinar a pesquisa necessária à criação de órgãos humanos, funcionalmente completos, a partir das células de um doador.







Com agências internacionais




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/2072/visualizar/