Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Quinta - 11 de Março de 2004 às 12:11

    Imprimir


_______________________________________________________________





HomeNews

A Toyota, uma das maiores fabricantes de automóveis do Japão, apresentou hoje (11/03) sua primeira novidade na área da robótica. Trata-se de um robô humanóide capaz de tocar trompete. Com a novidade, a companhia espera recuperar o atraso em relação às concorrentes Honda e Sony.

O robô, tem 1,20 metro de altura, 35 quilos e foi apresentado num hotel de Tóquio a jornalistas. O brinquedinho tocou com o trompete um pedaço de uma música do desenho animado Pinóquio, da Disney. No final, inclinou-se para agradecer os aplausos, agitando os braços.

Ainda sem nome, o robô dispõe de lábios artificiais que podem mudar de posição de modo tão sutil como os do ser humano. Assim, ele consegue tocar o trompete apoiando os dedos nas teclas do instrumento.

"Estamos determinados a avançar com o projeto, associando nossos conhecimentos no desenvolvimento automotivo e nos sistemas de produção", disse o diretor geral da empresa, Fujio Choi. A companhia planeja criar um "grupo de robôs" músicos na Exposição Universal de 2005 de Aichi (centro do Japão), onde está localizada a sede da Toyota.

O desenvolvimento de robôs está no centro de uma corrida acirrada no Japão, que é pioneiro nesta tecnologia. Estima-se em € 83,7 bilhões o valor do mercado de robôs japonês.

Em 2003, a Sony desenvolveu o robô QRIO, o primeiro capaz de correr e que esta semana conduziu a Orquestra Filarmônica de Tóquio. A NEC, por sua vez, lançou um robô capaz de pronunciar 3.000 frases.






Com Agência Lusa




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/2084/visualizar/