Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Quarta - 31 de Março de 2004 às 10:42

    Imprimir


________________________________________________________________



A polícia de Londres está testando um aparelho que "despe" uma pessoa enquanto procura por drogas e armas disfarçadas.

Em apenas seis segundos, o equipamento pode produzir uma imagem digital em 360º do corpo de um indivíduo, sem as roupas.

"O aparelho mostra exatamente o que seria visto se a pessoa estivesse usando um maiô muito fino e apertado", conta Steve Smith, americano que inventou o scanner Secure 100. "Por isso, ele terá que ser usado com discrição, com o monitor virado exclusivamente para o operador."

No equipamento testado na Grã-Bretanha, o que aparece é qualquer coisa que esteja em suas roupas: moedas, facas, canivetes, drogas, armas ou explosivos.

Segundo Smith, apesar do scanner ser mais "invasivo", ele é mais eficiente contra "armas do século 21, como explosivos e revólveres de plástico".

Folha de parreira

Por estarem muito próximos da pele, os ossos das pernas também aparecem, assim como as nádegas.

O aparelho foi testado em um "pub" (típico bar britânico) e as pessoas tiveram a opção de serem revistadas com apalpações ou com o uso da nova tecnologia. A maioria preferiu o scanner.

"Esse equipamento realmente 'tira a sua roupa', deixando pouco material para sua imaginação", disse o superintendente Malcolm Baker, um dos encarregados do teste. "O exame é muito mais gráfico."

Equipamentos semelhantes já são usados em aeroportos, embaixadas, tribunais, penitenciárias e edifícios do governo nos Estados Unidos.

Em alguns casos, podem ser aplicados filtros que cobrem com uma folha de parreira as áreas mais íntimas.






BBC




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/2154/visualizar/