Homenews - homenews.com.br
Ciência
Sexta - 16 de Abril de 2004 às 08:55

    Imprimir


________________________________________________________________




Uma mulher deu à luz um menino saudável depois de fazer em si mesma uma operação cesariana com uma faca de cozinha. O caso é considerado o primeiro desse tipo, em que tanto a mãe quanto a criança sobreviveram.

A mulher não identificada, de 40 anos, mora em uma área rural do México, onde não há eletricidade ou água corrente, a oito horas do hospital mais próximo.

Ela realizou a cesariana quando percebeu que não poderia ter o bebê normalmente. A mulher já havia perdido um outro filho devido a complicações no parto normal.

Álcool

O caso foi divulgado no International Journal of Gynecology and Obstetrics.

Segundo o médico R. F. Valle, do hospital Dr. Manuel Velasco Suarez, em San Pablo, México, a mulher teria consumido bebida alcóolica para conseguir fazer a cesariana.

"Ela tomou três garrafas pequenas de uma bebida forte e, usando uma faca de cozinha, cortou o próprio abdômen em três tentativas e deu à luz um menino que respirou e chorou imediatamente depois de ter sido retirado", disse Valle.

Antes de desmaiar, a mulher ainda pediu a um de seus filhos que procurasse a ajuda de uma enfermeira que morava perto do local.

Depois que a enfermeira costurou o corte com uma agulha comum e uma linha de costura de algodão, mãe e filho foram transferidos e tratados por Valle e sua equipe no hospital mais próximo.

"Este caso representa uma decisão extraordinária de uma mulher que já estava em trabalho de parto e, incapaz de seguir com o parto normal e sem recursos ou ajuda médica, decidiu fazer uma cesariana nela mesma", afirmou Valle.

O médico disse ainda que "o instinto de uma mãe para salvar o filho pode levar uma mulher a fazer atos extraordinários". Mas, segundo Valle, tudo isso poderia ter sido evitado caso existissem recursos médicos próximos.






BBC




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/2212/visualizar/