Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Segunda - 07 de Outubro de 2002 às 07:55

    Imprimir


SÃO PAULO - Uma iniciativa do Genius Instituto de Tecnologia, de Manaus (AM), e de alunos da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) vai levar ao próximo Salão do Automóvel - que acontece em São Paulo a partir da próxima semana - o primeiro automóvel equipado com comandos de voz em português.

O carro em demonstração será um Vectra, da General Motors, mas o sistema pode ser adaptado a qualquer automóvel e mesmo a outros equipamentos, como fornos de microondas, geladeiras e caixas eletrônicos de bancos, como explicou Bruno Vianna, diretor superintendente do Genius.

O sistema, incorporado à parte elétrica do automóvel, usa lógica digital que dispensa o ''treinamento'' hoje exigido por alguns softwares de reconhecimento de voz do mercado. Comandos simples como ''ligue o pisca alerta'', ditos no microfone instalado junto ao painel, possibilita a execução da tarefa.

Segundo Vianna, ''estamos em nível mundial'', já que o sistema desenvolvido no país não deixa nada a desejar aos que já existem em outros países no mundo. Tanto que o Genius já desenvolveu uma versão do produto em inglês e se prepara para versá-lo para o espanhol.

O instituto está coletando mil amostras de voz em 250 cidades brasileiras para ter todos os tipos de sotaques brasileiros incorporados ao software. No Brasil, o único automóvel disponível com comando de voz é um Jaguar, mas o sistema de ativação é em inglês.

Vianna explicou que nenhuma empresa ainda licenciou o produto, que foi desenvolvido entre o Genius e a FEI nos últimos quatro meses. Esta tarde, no entanto, as duas entidades têm uma reunião marcada com a General Motors, que segundo Vianna ficou bastante impressionada com o resultado. Ele espera que a exposição do veículo no Salão do Automóvel atraia outras montadoras e mesmo fabricantes de outros equipamentos.

Por Taís Fuoco, Valor Online




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/227/visualizar/