Homenews - homenews.com.br
Saúde
Segunda - 10 de Maio de 2004 às 08:47

    Imprimir


__________________________________________________________________



Cientistas do Centro de Câncer Fox Chase, nos Estados Unidos, anunciaram a descoberta de uma metodologia que permite detectar o câncer de rim através de um exame de urina.

Eles realizaram testes em 50 portadores da doença e encontraram o DNA de células cancerígenas em amostras de urina de 44 deles. O mesmo DNA desapareceu quando os pacientes ficaram curados.

Em uma apresentação no encontro anual da Associação Americana de Urologia, os pesquisadores afirmaram que o resultado do exame pode ser apresentado em apenas um dia.

Até o momento, a forma de manifestação mais comum do câncer de rim era a presença de sangue na urina.

Tratamento

Segundo os cientistas americanos por trás da pesquisa, o exame de urina desenvolvido por eles é bastante preciso, pois não dá margem a resultados "falsamente positivos".

Os cientistas afirmaram que os exames também ajudam a detectar os diferentes estágios da doença.

"Essa descoberta pode ajudar a identificar pacientes com câncer de próstata e a seguir como o tratamento de um determinado indivíduo está evoluindo", afirmou Robert Uzzo, um dos pesquisadores do Centro Fox Chase.

O número de pessoas diagnosticadas com câncer no rim aumentou consideravelmente nos últimos 20 anos – na Grã-Bretanha, por exemplo, cerca de 6 mil pessoas manifestam a doença a cada ano.

Mas a incidência pode variar bastante entre diferentes países, sendo maior em países desenvolvidos.

Cientistas suspeitam que as principais causas estejam no estilo de vida da população, com fatores como o fumo e a obesidade pesando mais.






BBC Brasil




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/2286/visualizar/