Homenews - homenews.com.br
Ciência
Sexta - 23 de Julho de 2004 às 09:02

    Imprimir


_______________________________________________________________





O Exército norte-americano criou um tipo de alimento desidratado que pode ser consumido após a adição de água suja ou até mesmo urina.

A porção de frango com arroz vem dentro de uma pequena bolsa que filtra 99,9% das bactérias e a maior parte dos químicos tóxicos presentes no líquido usado, segundo a revista especializada New Scientist.

O objetivo é reduzir a quantidade de água que os soldados precisam carregar quando estão em missões de combate.

A empresa que fabrica o kit afirma, porém, que os soldados devem usar urina somente em extrema necessidade – o filtro não consegue retirar a uréia, substância presente na urina que, a longo prazo, pode causar danos ao fígado.

Peso

O líquido usado para prepara a comida passa por uma membrana formada por lâminas de plástico feito à base de celulose e com um espaço de apenas 0,5 nanometro entre si.

Um nanometro equivale à milionésima parte de um milímetro, e mesmo as bactérias não conseguem passar por abertura tão pequena.

Dessa maneira, apenas a água alcança o alimento, segundo os cientistas da Combat Feeding Directorate, organização que faz parte da Marinha americana e criou o kit.

Trata-se da mesma organização que criou o “sanduíche indestrutível”, que permanece em condições de ser comido por três anos.

A empresa afirma que, com a nova tecnologia, o peso de uma ração diária de comida carregada por um soldado – composta de três refeições – vai passar de 3,5 kg para 400 g.





BBC




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/2360/visualizar/