Homenews - homenews.com.br
Ciência
Sexta - 20 de Agosto de 2004 às 10:44

    Imprimir


__________________________________________________________________






A arrogância e o foco ajudam funcionários com características de psicopatas a obter sucesso profissional, de acordo com um estudo publicado na revista New Scientist.

A pesquisa de cientistas da Universidade de British Columbia, no Canadá, afirma que os "psicopatas corporativos" não são violentos, mas suas características permitem que eles subam na carreira.

A equipe de pesquisadores, liderada pelo professor Robert Hare, diz ainda que pessoas com essas características também podem ser superficialmente charmosas e propensas a fulminantes ataques de raiva e a assumir o crédito por conquistas de colegas.

Robert Hare calcula que cerca de 1% da população da América do Norte pode ser descrita como psicopata. O cientista desenvolveu um teste, batizado de Business Scan 360, junto com o psicólogo Paul Babiak, para detectar pessoas com esse perfil.

360 graus

No teste, as pessoas interessadas em realizar um exame "de 360 graus", ou seja uma análise completa de suas personalidades, são entrevistadas.

No momento, os pesquisadores estão entrevistando cerca de cem pessoas condenadas por fraude ou apropriação indevida, que vão estabelecer os parâmetros para o julgamento de empregados potencialmente indesejáveis.

Em seguida, os cientistas vão entrevistar um grupo de gerentes "normais" e outro de pessoas que tiveram subidas meteóricas em suas carreiras para tentar detectar quais os traços de personalidade levam ao sucesso profissional e quais têm consequencias indesejáveis.

"Imagine o empregador preocupado de um lado do espectro, e o psicopata corporativo do outro. Os testes buscam determinar onde o indivíduo se enquadra neste contexto", diz Babiak.






BBC Londres




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/2449/visualizar/