Homenews - homenews.com.br
Telecomunicações
Terça - 05 de Outubro de 2004 às 14:29

    Imprimir


______________________________________________________________


A nova geração de telefones celulares é vulnerável à atuação de hackers, advertem especialistas em segurança.

Eles afirmam que brechas no software poderiam permitir aos hackers xeretar a lista de contatos de um telefone e até mesmo interceptar conversas.

O alerta foi lançado pelos organizadores de uma conferência internacional sobre segurança de computadores na capital da Malásia, Kuala Lumpur.

Os presentes ao evento, chamado "The Hack in the Box", se reuniram para assistir a uma apresentação sobre as falhas encontradas no programa Java 2 Micro Edition (J2ME), desenvolvido em parceria pela Sun Microsystems, Nokia, Sony Ericsson e Motorola.

Software

Os últimos modelos de celular, conhecidos como PDA ou smartphones, utilizam esse software. Segundo os especialistas, a falha se encontra no mecanismo que a plataforma Java usa para impedir que o sistema operacional receba comandos vindos de fora.

Na opinião do organizador do encontro, Dylan Andrew, os usuários podem ter suas informações pessoais roubadas ou serem grampeados.

"Os telefones de nova geração vêm com programas bem mais poderosos dentro do sistema operacional", disse Andrew.

"Descobrimos novos ataques que afetam essas plataformas, permitindo que alguém assuma remotamente o controle de seu telefone, talvez possa ler a sua lista de contatos ou mesmo bisbilhotar a sua conversa."

A indústria de telefones celulares sabe desses problemas de segurança, afirmou Sal Viveros, diretor de segurança sem fio da McAfee.

Viveros disse que os riscos têm origem nem tanto em programas Java, mas em códigos mal escritos que poderiam ter consequências inesperadas.

"Não acho que as pessoas precisam ficar alarmadas, mas deveriam começar a exigir de suas operadores de celular que ofereçam proteção."

BBC, em Londres





URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/2550/visualizar/