Homenews - homenews.com.br
Ciência
Quinta - 07 de Outubro de 2004 às 08:13

    Imprimir


O primeiro "rascunho" do genoma bovino foi colocado nesta quarta-feira em um banco de dados público para o uso de pesquisadores das áreas de biomedicina e agricultura do mundo todo.

De acordo com informações de membros do Projeto de Seqüenciamento do Genoma Bovino, o rascunho começou a ser elaborado em dezembro de 2003 e custou US$ 53 milhões (cerca de R$ 150 milhões).

O genoma bovino tem tamanho similar ao dos genomas humano e de outros mamíferos, com aproximadamente 3 bilhões de pares de bases de DNA.

Além de ajudar pesquisadores a entender melhor o genoma humano e a desenvolver melhores maneiras de tratar e prevenir doenças, a seqüência de genoma bovino servirá como uma ferramenta para pesquisadores agrícolas com dificuldades em melhorar a saúde do rebanho e em aumentar o valor nutricional da carne e de laticínios.

Comparação

A equipe do projeto, liderada por Richard Gibbs, do Centro de Seqüenciamento de Genoma Humano da Faculdade de Medicina de Baylor, em Houston (EUA), fez o mapeamento e o seqüenciamento do genoma.

Um trabalho adicional, com o objetivo de descobrir informações detalhadas sobre os genes de diferentes raças de animais bovinos, está sendo conduzido por cientistas em Vancouver, no Canadá.

Pesquisadores também estão comparando a seqüência do genoma bovino com a do genoma humano e de outros organismos que já foram seqüenciados. Os resultados dessas análises devem ser divulgados nos próximos meses.

A conclusão do projeto, que deve acontecer em 2005, permitirá traçar com detalhes a diferença entre as raças bovinas, o que pode ajudar a descobrir quais são as principais características para a produção de leite e carne de melhor qualidade e a identificar os genes envolvidos na resistência a pestes e doenças.




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/2559/visualizar/