Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Quarta - 16 de Outubro de 2002 às 09:11

    Imprimir


Se o problema para a adoção de dispositivos móveis como palmtops era a falta de um teclado prático, a Canesta parece ter derrubado essa barreira. A empresa americana criou um teclado que utiliza a projeção de luz em uma superfície plana.

Pode parecer ficção científica, mas seu dispositivo móvel, seja o palmtop ou um celular, por exemplo, emitirá um feiche de luz que projetará um teclado sobre a mesa.

A tecnologia é formada por três componentes. O projetor (Pattern Projector) é utilizado para refletir a luz sobre a superfície, formando um teclado com as características padronizadas atualmente. Depois, uma fonte infra-vermelha evidencia cada tecla do teclado e, por último, um módulo de sensor detecta os movimentos dos dedos sobre o teclado.

As informações coletadas pelo sensor formarão uma imagem tridimensional que será traduzida para os dados característicos de um teclado comum.

Tudo isso é feito independentemente do dispositivo ao qual estiver acoplado e, por conta disso, o teclado não consome energia da fonte de alimentação ou bateria do aparelho.

Segundo a Canesta, a forma como a tecnologia de sensores detecta os movimentos dos dedos no teclado significa que ela pode também ser utilizada para rastrear os movimentos do dedo como um mouse.

A Canesta afirma que a tecnologia permite a digitação de cerca de 50 palavras por minuto.

Um kit completo de desenvolvimento foi disponibilizado pela companhia. De acordo com a Canesta, já foram produzidos drivers e aplicativos de software para ajudar a vender a tecnologia para os fabricantes.

Fonte: Folha Online




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/263/visualizar/