Homenews - homenews.com.br
Ciência
Terça - 16 de Novembro de 2004 às 11:17

    Imprimir





________________________________________________________________



Representantes de povos indígenas que habitam regiões do Ártico advertiram na última sexta-feira que o aquecimento global está ameaçando seus estilos de vida tradicionais.

Durante uma conferência realizada em Reykjavík, na Islândia, os representantes do povo inuíte fizeram um pedido para que países industrializados tomem medidas para diminuir a poluição atmosférica e, assim, colaborem para frear o problema.

Na conferência, os inuítes pediram para que os Estados Unidos - o país que mais produz gases que colaboram para o efeito estufa no mundo - adote o Protocolo de Kyoto para redução das emissões desse tipo de poluentes.

De acordo com um analista da rede de Tv britânica BBC, as tradicionais indústrias da caça e da pesca na região ártica já estão sofrendo os efeitos do aquecimento global.

Ursos e focas

Espécies nativas como os ursos polares e as focas também correriam sério risco de desaparecer se a tendência não for revertida, disse o analista.

Sheila Watt-Cloutier, representante da organização Conferência Circumpolar Inuíte, disse na conferência que o que está acontecendo no Ártico é um alerta para o restante do mundo.

Os invernos na região estão ficando mais quentes e acredita-se que, até o fim deste século, a região ao redor do pólo norte vai ficar completamente descongelada nos meses de verão.

Em duas semanas, ministros do Exterior dos países da região ártica vão se encontrar em Reykjavík para discutir as implicações dos mais recentes dados científicos acerca das mudanças climáticas.

Muitos desses países que ocupam partes do Ártico são grandes produtores de gases que provocam o efeito estufa, como é o caso dos Estados Unidos.




BBC, em Londres




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/2657/visualizar/