Homenews - homenews.com.br
Ciência
Sexta - 10 de Dezembro de 2004 às 12:41

    Imprimir


_____________________________________________________________________




Pesquisadores britânicos obtiveram as primeiras evidências de macacos que usam ferramentas, de acordo com a revista Science.

Cientistas de Cambridge, na Grã-Bretanha, observaram e filmaram macacos-prego (Cebus apella, também conhecido como "capuchinho", pela semelhança de sua pelagem com o capuz dos monges) na mata no nordeste do Brasil usando pedras para ajudá-los a obter alimentos quase diariamente.

Os pesquisadores já sabiam há algum tempo que esses animais usam ferramentas quando em cativeiro, mas observaram em poucas ocasiões a mesma prática nos macacos-prego selvagens.

Mas a mais recente descoberta confirma que o uso de ferramentas é rotineiro.

Os macacos usavam ferramentas para cavar, esmagar sementes e galhos ocos e desenterrar raízes e para explorar vãos em troncos e entre rochas.

Ferramenta

Os macacos empregavam ferramentas especialmente para cavar. Os animais seguravam uma pedra em uma das mãos e batiam-na no chão rapidamente de três a seis vezes, enquanto empurravam a terra com a outra mão.

Em artigo na revista Science, Antônio Moura e Phyllis Lee disseram que sua observação sugere que os macacos-prego têm capacidade muito maior do que se imaginava de entender o conceito de causa e efeito.

"Nós achamos que esta descoberta é extremamente importante para o entendimento do papel das ferramentas na evolução cognitiva", disse Moura.

"Eu estou ansioso para voltar para o campo e tentar identificar melhor a natureza das ferramentas."

Mas os antropólogos de Cambridge também sugerem que os macacos podem empregar as ferramentas apenas sob determinadas condições ambientais, tais como durante a longa estação de seca na caatinga.

Quando há escassez de alimentos, o uso de ferramentas pode ser crucial ao permitir que os macacos tenham acesso a tubérculos, que têm alto valor nutritivo.

Antônio Moura viu os macacos usando ferramentas 154 vezes no período entre outubro de 2000 e março de 2002.

O uso rotineiro de ferramentas é conhecido entre grandes macacos como os chimpanzés.

Os chimpanzés podem cortar fragmentos de pedras para usá-los como ferramentas para cortar, assim como nossos ancestrais fizeram.

Mas eles parecem incapazes de entender que para obter fragmentos utilizáveis têm que atingir a rocha em um determinado ângulo e com determinada intensidade de força. Essas observações pareciam ser naturais mesmo para os mais antigos ancestrais humanos que produziram ferramentas.




BBC, em Londres




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/2709/visualizar/