Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Segunda - 21 de Outubro de 2002 às 08:35

    Imprimir


Daqui a dois anos, o menor disco óptico do mercado permitirá que seu telefone celular guarde até cinco filmes de duas horas, 25 mil fotos digitais ou 48 horas de música no formato MP3.

Segundo a revista New Scientist, a Philips está desenvolvendo a tecnologia para isso em seu centro de pesquisas no Reino Unido. Ela utiliza uma miniatura de disco óptico capaz de gravar, tocar e apagar dados com a mesma precisão do laser azul que está sendo desenvolvido para a próxima geração de câmeras filmadoras de alta resolução.

Ainda sem um nome comercial, o disco da Philips vem sendo tratado como SFFO, abreviação de Small Form Factor Optical. A companhia demonstrou o disco no Japão, na semana passada, na tentativa de convencer que se pode gravar até 4 GB de informações em um disco de apenas 3 cm de diâmetro. Com isso, um drive poderá ter o mesmo tamanho de um cartão de memória.

O SFFO será baseado no desenvolvimento do Blu-ray, da Philips. Trata-se do padrão emergente que será adotado em um sistema que utilizará laser azul para gravar imagens de TV de alta definição em discos do tamanho de DVDs. O Blu-ray está sendo desenvolvido por um grupo de empresas que inclui Panasonic, Pioneer, Philips, Samsung, Sharp e Sony.

Wayne Fletcher, do laboratório de pesquisas da Philips, disse que o SFFO estará no mercado em dois anos. Chris Buma, chefe da divisão óptica da Philips, acrescentou que o disco sai por apenas "alguns centavos". Inicialmente, os drives custarão cerca de US$ 110, mas o preço deve cair.

Fonte: Folha




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/284/visualizar/