Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Terça - 06 de Setembro de 2005 às 12:54

    Imprimir


________________________________________________________________


O cientista britânico Stephen Hawking está usando um dispositivo tecnológico que lhe permite se comunicar ao piscar seus olhos.

Hawking, de 63 anos, sofre de uma doença degenerativa neuro-motora.

Há anos, o físico usa uma mão para controlar o computador que lhe confere uma voz artificial.

Mas ele vem tendo dificuldades em mover a mão e agora está usando um novo artefato que o permite controlar seu computador através de piscadas.

Comunicação

"Ele quer lutar até o fim, mas reconhece que necessita de uma forma mais eficaz para se comunicar", afirma David Pond, assistente de Hawking na Universidade de Cambridge.

Segundo o assistente, Hawking começou a usar o dispositivo há dois meses. "Ele é muito simples de usar e está indo muito bem."

O equipamento, batizado de Toque Infravermelho Sonoro (IST, na sigla em inglês), foi criado pela companhia americana Words+ e funciona através da emissão de raios infravermelhos de potência muito baixa.

O reflexo do raio sofre uma modificação quando o olho está fechado e quando o músculo da bocheca se move. É por isso que controlar o computador através do ato de piscar se torna possível.

O dispositivo fica preso aos óculos de Hawking, a um centímetro de sua bochecha, de modo a detectar o movimento do músculo.

Hawking ganhou projeção no início da década de 60 e se tornou uma celebridade mundial com seu livro Uma Breve História do Tempo, publicado no final dos anos 80.

A doença neuro-motora que vem comprometendo os movimentos do cientista começou a se manifestar quando ele tinha pouco mais de 20 anos de idade.








BBC, em Londres




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/3128/visualizar/