Homenews - homenews.com.br
Saúde
Segunda - 03 de Outubro de 2005 às 15:28

    Imprimir


________________________________________________________________


Novos estudos sugerem que uma dieta rica em vegetais como feijões e soja poderia reduzir o risco de câncer de pulmão.

Uma pesquisa com 3 mil pessoas nos Estados Unidos mostrou que aqueles que consomem maiores quantidades desses alimentos têm menos risco de desenvolver a doença.

O efeito protetor seria capaz de diminuir em até 46% os riscos de desenvolvimento de um câncer de pulmão.

A pesquisa, coordenada por uma equipe do Centro Anderson para o Câncer da Universidade do Texas, foi publicada no Journal of the American Medical Association.

Hábito alimentar

Os cientistas compararam os hábitos alimentares de 1674 pacientes de câncer de pulmão e 1735 pessoas de idade e sexo semelhantes que não tiveram câncer.

Os questionários sobre alimentos consumidos incluíam 12 substâncias conhecidas como fitoestrógenos – que têm propriedade similares ao hormônio estrógeno, conhecido por proteger contra alguns tipos de tumores.

Após a análise dos questionários, os pesquisadores observaram que os pacientes que tiveram câncer de pulmão tinham a tendência de comer bem menos alimentos que possuem fitoestrógenos que aqueles que continuaram saudáveis.

Segundo os cálculos dos cientistas americano, os fitoestrógenos reduzem de 20% a 45% risco de contração deste tipo de câncer.

O novo estudo confirma outros que já haviam verificado que populações de países da Ásia, que tradicionalmente comem maiores quantidades de vegetais com fitoestrógenos, são menos afetadas pelo câncer que os povos de outros continentes.

Os pesquisadores americanos disseram, porém, que precisam fazer mais estudos para confirmar como funciona essa ligação entre o consumo desses alimentos e a freqüência do surgimento de câncer.









BBC, em Londres




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/3184/visualizar/