Homenews - homenews.com.br
Informática
Terça - 07 de Fevereiro de 2006 às 09:51

    Imprimir


________________________________________________________________


Grandes empresas de internet estão planejando cobrar pelo envio de e-mails para tentar acabar com os spams – mensagens indesejadas normalmente enviadas a um grande número de destinatários.

A AOL e a Yahoo planejam cobrar taxas de até US$ 0,01 por mensagem daqueles que contratarem o serviço especial.

Quem pagar a taxa evitará que suas mensagens passem por filtros de spam, além de receber uma garantia de recebimento e um selo de autenticidade.

Tanto a AOL quanto a Yahoo disseram que eles começarão a oferecer o serviço nos próximos meses.

Organizações

O plano de cobrança opcional visa as organizações que enviam ou recebem muitos e-mails e não querem ter suas mensagens confundidas com spam.

As organizações que não contratarem o novo serviço continuarão podendo enviar mensagens da forma tradicional.

O serviço também pretende ser uma proteção contra as chamadas gangues de phishing, que enviam mensagens de e-mail disfarçadas para fazê-las parecer mensagens de organizações legítimas.

De acordo com o plano, os remetentes de e-mails terão que pagar taxas de um quarto de centavo de dólar até US$ 0,01 para enviar suas mensagens aos usuários da AOL e da Yahoo.

Apesar das baixas taxas, o serviço deve gerar grandes somas de dinheiro para a AOL e para a Yahoo.

Em troca da taxa, a AOL e a Yahho não passarão as mensagens por armadilhas e filtros para spam que tipicamente verificam todas as imagens e links em uma mensagem.

Proteção

As empresas de internet tomaram essas medidas para proteger as pessoas de imagens pornográficas indesejadas, para remover imagens especialmente montadas que avisam aos remetentes que o endereço do destinatário existe e para retirar links de armadilha que levam as pessoas a sites de phishing.

Todas as mensagens que forem pagas terão um selo dizendo que elas são autênticas. A AOL e a Yahoo firmaram um contrato com a empresa de tecnologia Goodmail Systems, que operará o sistema para elas.

O serviço pretende combater os spams ao tornar mais caro enviar mensagens. Atualmente, com tantos e-mails podendo ser enviados de graça, mesmo uma resposta pequena dos destinatários significa que os remetentes de spam ainda assim conseguem facilmente fazer dinheiro.

A idéia de cobrar pelo envio de e-mail é apenas um dos muitos métodos usados para combater o spam. A Yahoo também contratou um sistema que apenas aceita e-mails de sites que ela reconhece como legítimos remetentes de e-mail.




BBC, em Londres




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/3363/visualizar/