Homenews - homenews.com.br
Saúde
Sexta - 24 de Fevereiro de 2006 às 08:52

    Imprimir


________________________________________________________________


O governo brasileiro suspendeu a partir desta quinta-feira (23/02) as importações de aves provenientes de países que registraram algum caso de gripe aviária, informaram fontes oficiais.

Segundo um comunicado da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a medida é de "aplicação imediata" e abrange de aves vivas até carnes e derivados, ovos e penas.

As autoridades explicaram que se trata de uma medida preventiva, e destacaram que o Brasil é fundamentalmente exportador de aves e não importador.

O vírus H5N1 que causa a gripe aviária foi detectado até agora em 25 países da Europa, da Ásia e da África.

O ministro da Saúde, Saraiva Felipe, declarou ontém que já foram adotadas medidas para minimizar o risco de que a doença chegue ao país. Felipe disse que entre as precauções está a proibição de importações e também a implementação de um sistema para controlar o movimento de aves migratórias.

Segundo o ministro, equipes do Ministério da Saúde foram deslocadas a locais onde costumam chegar aves migratórias em passagem pelo país, a fim de examinar algumas espécies e obter amostras de sangue para análise posterior.

No entanto, Felipe alertou que é "quase impossível" impedir a possível aparição da doença no país, devido às dimensões do Brasil.

"Se a doença seguir em expansão, fatalmente chegará", considerou o ministro, já que o mal apareceu em nações com planos efetivos de prevenção, entre as quais citou Alemanha, França e Itália.








EFE




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/3464/visualizar/