Homenews - homenews.com.br
Arqueologia
Segunda - 13 de Março de 2006 às 10:12

    Imprimir


________________________________________________________________


Uma equipe de arqueólogos alemães encontrou 17 novas estátuas em tamanho natural da deusa Sekhmet no templo de Amenofis III, em Luxor, no sul do Egito. A informação foi divulgada neste domingo (12/03) pelo ministro da Cultura, Faruk Hosni.

Os arqueólogos descobriram "as estátuas da deusa da guerra com cabeça de leoa ao lado do local onde na semana passada foram encontradas outras seis imagens, no templo do faraó Amenofis III, na margem oeste do Nilo", acrescentou Hosni em um comunicado enviado à imprensa.

"As estátuas de granito negro medem entre 1,70 e 1,80 metro. Representam a deusa da guerra sentada em um trono e trazendo em sua mão a chave da vida", declarou o secretário-geral do Conselho Superior de Antigüidades Egípcias, Zahi Hawaas.

Várias inscrições estão gravadas em ambos os lados do trono, com os diferentes nomes do faraó Amenofis III, acrescentou.

"As estátuas, que foram descobertas em um fosso com três metros de profundidade e oito metros de diâmetro, estão sendo retiradas da terra para serem restauradas", informou Hawass.

Estas figuras se somam a outras trinta que representam Sekhmet e datam da XVIII dinastia (de 1580 a 1314 antes de Cristo), descobertas em 2005 neste templo (o maior construído na parte ocidental de Luxor).

Sekhmet aparece representada com corpo de mulher e cabeça de leoa coroada com o disco solar. Para os antigos egípicios, a Deusa - cujo nome significa "a poderosa" - podia provocar doenças, mas também tinha o poder da cura.






Redação HomeNews, com agências internacionais




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/3505/visualizar/