Homenews - homenews.com.br
Informática
Segunda - 27 de Março de 2006 às 10:14

    Imprimir


________________________________________________________________


O eclipse solar que acontecerá no próximo dia 29/03 poderá ser visto em todo o mundo graças à internet. Essa será a primeira vez na história que um eclipse solar será visível simultaneamente. A informação foi divulgada pela Nasa, a ag~encia espacial norte-americana.

O fenômeno será transmitido ao vivo pela agência espacial. Para ver, basta ter um computador conectado - e, em alguns países, ficar acordado na madrugada.

A Lua começará a ocultar o Sol a partir de 7h55 (de Brasília) da quarta-feira, dia 29.

O eclipse será total apenas em algumas regiões da América do Sul, (aqui no Brasil em Natal, no Rio Grande do Norte), África e Ásia, e poderá ser visto desde que tomadas as devidas precauções para evitar lesões oculares. Nessas regiões, durante quatro minutos, o dia vai virar noite outra vez.

Os habitantes de uma ampla faixa, que cobre dois terços do norte da África, Europa e Ásia Central, poderão ver o fenômeno parcialmente, informou a Nasa.

Além da duração excepcional (normalmente os eclipses totais não duram mais de dois minutos), pela primeira vez cientistas dos EUA e da Líbia farão atividades conjuntas para observar e estudar o fenômeno.

Os cientistas dos dois países, cujas relações foram tensas até poucos anos atrás, vão aproveitar a oportunidade de estudar a coroa solar.

O objetivo principal será descobrir por que essa coroa tem uma temperatura de 500 mil a um milhão de graus centígrados e a da superfície é de pouco mais de 5,5 mil.





Redação HomeNews com EFE




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/3540/visualizar/