Homenews - homenews.com.br
Astronomia
Terça - 04 de Abril de 2006 às 09:08

    Imprimir




________________________________________________________________


A coordenação da Missão Centenário fez, na manhã desta segunda-feira, um balanço positivo das atividades do astronauta Marcos César Pontes. De acordo com Marta Humann, subgerente da missão para as experiências científicas, Pontes cumpriu o cronograma sem problemas até agora.

Pela manhã, no horário de Brasília, a equipe brasileira esteve reunida com a russa para definir a continuidade do trabalho. De acordo com o grupo, do ponto de vista da saúde, Pontes chegou muito bem fisicamente à ISS.

O astronauta chegou a falar com o médico Luís Cláudio Lutiis, mas teria sido apenas uma conversa de rotina. A Agência Espacial Brasileira (AEB) não divulgou boletim sobre o assunto tratado entre eles.

Desde que chegou à estação, Pontes trabalha em experiências elaboradas por cientistas brasileiros. Uma delas é um estudo que investiga, se no espaço, o feijão brota da mesma maneira que na Terra.

Em outra pesquisa, ele avalia como as plantas produzem clorofila quando estão sem peso, em órbita. Outro estudo testa um mini ar-condicionado para satélites.

Para ganhar tempo nas experiências, o brasileiro chegou a dormir no mesmo compartimento reservado a elas na estação internacional. "Estou dormindo no local de trabalho", brincou Pontes, segunda-feira, em sua primeira conversa com Loiva Lopes Calderón, responsável por acompanhar as condições pessoais do astronauta.





Agência Brasil




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/3614/visualizar/