Homenews - homenews.com.br
Astronomia
Terça - 04 de Abril de 2006 às 10:07

    Imprimir




________________________________________________________________


Dois dos atuais cinco tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS), os norte-americanos William McArthur e Jeffrey Williams, tiveram que suspender hoje um experimento após soar um alarme a bordo, informou um representante da Nasa na Rússia.

"Verificamos todo o sistema, que se encontra em estado normal, e a tripulação está bem", disse Rob Navias, representante da Nasa em Moscou.

McArthur e Williams deveriam dormir no módulo Quest da ISS com uma pressão inferior à do resto da estação, mas acordaram depois que o alarme de um sensor foi ativado duas vezes, disse Navias à agência Itar-Tass. Por causa deste incidente, a Nasa decidiu suspender o experimento e ordenou que se aumentasse a pressão no interior do módulo para que os astronautas pudessem continuar dormindo, explicou Navias.

McArthur e Williams passaram várias horas isolados de seus colegas: o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, e os cosmonautas russos Pavel Vinogradov e Valeri Tókarev. Os dois astronautas estão "perfeitamente bem" e a câmara pressurizada (o módulo Quest) "funciona normalmente", ressaltou Navias.

O experimento tinha como objetivo testar um novo método de preparação de astronautas para passeios espaciais, que são realizados com a ajuda de trajes com pressão reduzida.

"Para que os cosmonautas possam trabalhar fora da plataforma orbital entre quatro e seis horas precisam de vários dias de preparação", durante os quais o organismo recebe mais oxigênio, em substituição do nitrogênio, explicou na segunda-feira Serguei Puzanov, analista russo da Nasa.

O experimento no módulo Quest iria verificar a reação dos cosmonautas durante o sono em condições de pressão reduzida, a fim de encurtar os prazos de adaptação para os passeios espaciais, assinalou Puzanov. Marcos Pontes, Vinogradov e Williams viajaram para a estação no dia 30 a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, como integrantes da expedição permanente à ISS número 13.

Os astronautas russo e norte-americano cumprirão uma missão de seis meses na estação espacial. Pontes voltará à Terra no próximo domingo, junto com os membros da missão ISS-12, formada por Tokarev e McArthur, que estão na estação desde outubro de 2005.





EFE




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/3623/visualizar/