Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Quinta - 20 de Abril de 2006 às 11:23

    Imprimir


________________________________________________________________


Um pequeno reator químico que pode converter óleo vegetal diretamente em biodiesel poderia ajudar fazendeiros a converter parte de suas colheitas em combustível para operar as máquinas agrícolas. Um equipamento com essa capacidade foi desenvolvido por Goran Jovanovic, engenheiro químico da Universidade Estadual do Oregon.

O dispositivo - do tamanho aproximado de um cartão de crédito - bombeia óleo vegetal e álcool através de canais paralelos, cada um menor que um fio de cabelo, para produzir biodiesel quase que instantaneamente.

O método convencional de produção de biodiesel envolve dissolver um catalisador em álcool, que depois é misturado ao óleo vegetal em grandes tanques. A reação química leva horas para se processar, e além do biodiesel é produzida glicerina.

O reator em desenvolvimento no Instituto de Nanociência e Microtecnologias da Universidade do Oregon elimina o tempo de espera, a mistura e, talvez, até a necessidade de um catalisador.

O dispositivo é pequeno, mas várias unidades podem ser montadas em sistemas para produção em escala comercial, diz Jovanovic.







AP




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/3724/visualizar/