Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Quarta - 10 de Maio de 2006 às 10:41

    Imprimir


________________________________________________________________


Pesquisadores de dois grupos da Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, desenvolveram um programa de computador que poderá ser bastante útil para futuros estudos genômicos. A nova ferramenta, nomeada de Endeavour, foi projetada para identificar genes ligados a vários tipos de doenças humanas.

Basicamente, o software percorre dez tipos de bancos de dados internacionais preenchidos por genes comprovadamente ligados a distúrbios e outros ainda com função indefinida. Após essa varredura, o modelo matemático desenvolvido pelos autores integra os dois conjuntos de informação. Na etapa final, o Endeavour informa ao operador qual daqueles genes desconhecidos pode estar envolvido com algum tipo de doença.

Na fase de testes, os pesquisadores resolveram jogar no programa, com o rótulo de “desconhecidos”, genes sabidamente relacionados com vários distúrbios de ordem genética. Como o computador associou corretamente os genes para Alzheimer, leucemia, cólon de câncer e doença de Parkinson, os autores consideraram o desempenho da ferramenta bastante confiável.

Além disso, em estudos feitos com peixes-zebras, modelo animal para replicar a doença conhecida por síndrome de DiGeorge, o Endeavour identificou corretamente um novo gene relacionado ao distúrbio. Essa doença genética atinge 1 em cada 4 mil recém-nascidos, causando principalmente anomalias nas veias sangüíneas localizadas no coração.

Os autores do software realçam duas características importantes do projeto. Primeiro, o bom trabalho em conjunto. Segundo, a velocidade com que a nova ferramenta poderá encontrar o que chamam de “árvores específicas dentro da grande floresta”.

O programa Endeavour pode ser usado a partir do site: www.esat.kuleuven.ac.be/endeavour.





Agência Fapesp




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/3771/visualizar/