Homenews - homenews.com.br
Arqueologia
Sexta - 12 de Maio de 2006 às 10:50

    Imprimir


________________________________________________________________


Os restos de um mamífero de grande tamanho, que poderia ser o antepassado dos elefantes, foram encontrados na província argentina de Corrientes (nordeste), informou nesta quinta-feira (11/05/06) Alicia Lutz, professora de Paleontologia da Universidade Nacional do Nordeste.

A descoberta aconteceu na segunda-feira da semana passada, quando funcionários da Prefeitura Naval (polícia fluvial e marítima) vistoriavam um terreno nas margens do rio Uruguai, perto da pequena localidade de Bonpland, de apenas mil habitantes.

Segundo Lutz, os pesquisadores estudam se se trata de um mamífero do gênero Stegomastodon, de entre 50 mil e 10 mil anos.

O Stegomastodon pertencia a uma espécie similar à dos elefantes atuais, mas com particularidades como presas de grande tamanho e pelagem diferente.

No lugar foram encontrados restos de presas, dentes, costelas, ossos longos e vértebras do animal, que viveu durante o período quaternário, disse a pesquisadora.

Trata-se da primeira descoberta deste tipo numa região onde é freqüente encontrar restos paleontológicos, indicou Alfredo Zurita, bolsista do Conselho de Investigações Científicas e Técnicas (CONICET) e professor da Universidade do Nordeste.





AFP




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/3789/visualizar/