Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Quarta - 17 de Maio de 2006 às 11:13

    Imprimir


________________________________________________________________


A tecnologia para aeronaves controladas remotamente está extremamente avançada, disponível para todos e, segundo especialistas, praticamente invencível. Modelos com envergadura de cinco metros, capazes de carregar até 50 quilos permanecem indetectáveis por radares.

Graças a sistemas de posicionamento via satélite, as naves podem ser programadas para acertar alvos à distância, com um erro de apenas alguns metros. Serviços de segurança de todo o mundo têm considerado o problema há alguns anos, ainda sem solução.

"Estamos observando uma crescente ameaça de coisas como aeronaves comandadas por controle remoto com bombas", disse Michel Gauthier, chefe do serviço secreto canadense. De acordo com Gauthier, o tipo de nave tem sido usada por terroristas para contornar problemas encontrados por terra.

"Enquanto bilhões foram gastos em mísseis de defesa, pouca atenção foi dada para a mais iminente ameaçar aérea, que são as naves por controle remoto na mão dos terroristas", disse David Hambling, especialista em tecnologia militar norte-americano.

Em agosto de 2002, o exército colombiano encontrou nove aviões comandados por controle remoto em uma base tomada das Forças Armadas Revolucionárias Colombianas (FARC). Diversos testes com radares foram feitos, e as naves nunca foram detectadas ou confundidas com um bando de pássaros.





AFP




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/3801/visualizar/