Homenews - homenews.com.br
Arqueologia
Segunda - 26 de Junho de 2006 às 11:19

    Imprimir


________________________________________________________________


Uma equipe de arqueólogos egípcios descobriu dois sarcófagos de 2,6 mil anos nas proximidades das Três Pirâmides de Giza, na capital egípcia, informou neste domingo a agência egípcia de notícias Mena.

A agência, que reúne fontes do Conselho Supremo de Antigüidades (CSA), explica que os dois ataúdes foram encontrados nas proximidades do túmulo de Tary, quase um quilômetro ao sul das Três Pirâmides de Giza.

Em um dos dois sarcófagos, que datam da dinastia faraônica XXVI, que reinou no Egito entre os anos 672 e 525 antes de Cristo, havia uma múmia, segundo declarou o arqueólogo Kamal Hussein, diretor do CSA para a meseta das pirâmides.

"Um dos sarcófagos, que mede dois metros de comprimento e 70 e 60 centímetros de largura e altura, respectivamente, se destaca por suas cores vermelha, azul e verde, e por escritos em alfabeto hieróglifo que representam os deuses Osiris e Ra", explicou o chefe do CSA, Zahi Hawass, citado pela Mena.

Além disso, o ataúde, que também tem escritos sobre oferendas a divindades e títulos faraônicos, pertence a uma pessoa chamada Neb Rajtau.

O segundo sarcófago, que foi encontrado dentro do primeiro, tem forma humana e é ornamentado com gravuras vegetais pintadas em várias cores, informou Hawass, que acrescentou que junto a esse foi descoberta uma vasilha de cerâmica em bom estado de conservação.




EFE




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/3819/visualizar/