Homenews - homenews.com.br
Ciência
Quarta - 28 de Junho de 2006 às 11:45

    Imprimir


________________________________________________________________


Os homens são mais rápidos do que as mulheres em detectar um rosto raivoso, também masculino, no meio de uma multidão. Mas as mulheres, entre as mais diversas expressões, também reconhecem a raiva em primeiro lugar.

Para os pesquisadores, o fato de homens enxergarem primeiro a expressão de raiva de outros homens pode estar atrelado a pressões evolutivas. Ao todo, os pesquisadores estudaram a reação de 78 homens e 78 mulheres.

Os rostos irados foram apresentados por meio de uma tela aos participantes ao lado de outros com expressões consideradas neutras. Enquanto a reação masculina girou ao redor dos 950 milissegundos, a das mulheres ficou em média nos 1.150 milissegundos.

O estudo, publicado na revista Current Biology, mostra que o sentimento de ira é o primeiro detectado pelo ser humano. Mas, enquanto indivíduos do sexo masculino são mais rápidos nesse reconhecimento específico, a mente feminina é mais voltada para expressões mais relevantes do ponto de vista social.

O cérebro da mulher, de acordo com o estudo assinado por Mark Williams e Jason Mattingley, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, identifica com velocidade maior do que o do homem rostos alegres ou tristes.

O artigo Do angry men get noticed? pode ser lido, por assinantes, no endereço: www.current-biology.com




Agência Fapesp




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/3826/visualizar/