Homenews - homenews.com.br
Astronomia
Sexta - 22 de Setembro de 2006 às 11:24

    Imprimir


________________________________________________________________

O Japão lançará neste sábado o satélite de pesquisa 'Solar-B', projetado para estudar os fenômenos do Sol, em cooperação com as agências espaciais norte-americana (Nasa) e européia (ESA).

O lançamento está programado para o sábado às 06h36 locais (18h36 de sexta-feira em Brasília) da base de Uchinura, na prefeitura de Kagoshima (sul do Japão).

O Solar-B, que pesa 900 quilos e tem uma envergadura de 10 metros, será transportado por um foguete M-5, um pequeno lançador da Agência de Exploração Espacial Japonesa (Jaxa).

A sonda Solar-B ficará postada em órbita de tal maneira que permanecerá iluminada pelo Sol por pelo menos nove meses por ano durante os três anos previstos da missão.

O satélite tem como objetivo reunir dados para compreender as causas das erupções solares, observar a criação e a destruição de campos magnéticos no astro, medir a amplitude das variações de emissão de energia do Sol e estudar o processo de radiação da estrela.

Trata-se do terceiro satélite japonês de observação dos mecanismos do Sol, após as missões Hinotori (1981) e Yohkoh (1991).




Redação Homenews com AFP




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/3850/visualizar/