Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Terça - 03 de Outubro de 2006 às 13:59

    Imprimir


________________________________________________________________


A Canon e a Toshiba anunciaram hoje (03/10) que vão iniciar a produção em massa de TVs de tela plana de baixíssima espessura no começo de 2008, entrando em um mercado dominado por fabricantes como Matsushita e Samsung .

A Canon e a Toshiba desenvolvem um novo tipo de tela plana que, segundo elas, terá espessura menor e consumirá menos energia do que os televisores de cristal líquido e plasma que estão hoje no mercado.

A produção das novas telas, conhecidas como surface-conduction electron-emitter display (SED), deve começar no final de 2007 e atingir plena escala em 2008, disse Kazunori Fukuma, presidente da joint venture estabelecida pela Canon e Toshiba, durante a maior feira japonesa de eletrônica, onde ele apresentou pela primeira vez um televisor de alta definição dotado de tela de 55 polegadas.

A Canon quer lançar os televisores SED para acompanhar a alta na demanda de parte de consumidores que desejam assistir à Olimpíada de Pequim, em 2008, em telas maiores, mais nítidas e mais finas. A expansão dos sistemas de transmissão digital também estimulará a demanda.

Mas os analistas estão preocupados com a possibilidade de que a incessante erosão de preços dos televisores de tela plana existentes e a expansão da capacidade de produção de telas de plasma e cristal líquido, que ajuda os fabricantes de televisores a reduzir os custos unitários, prejudiquem as chances de sucesso comercial dos televisores SED.

Em meio à queda acentuada de preços e ao crescimento da demanda por televisores maiores, Canon e Toshiba decidiram em maio adiar em mais de um ano o lançamento do produto, para o trimestre final de 2007, a fim de obter melhor competitividade de custos.

As empresas anunciaram ter investido 200 bilhões de ienes (1,7 bilhão de dólares) para desenvolver e produzir as novas telas planas na prefeitura de Hyogo, oeste do Japão.

A Canon, maior fabricante mundial de copiadoras e câmeras digitais, atribuiu às telas SED posição central em sua estratégia de crescimento de médio prazo.




Reuters




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/3868/visualizar/