Homenews - homenews.com.br
Saúde
Sexta - 20 de Outubro de 2006 às 15:40

    Imprimir


________________________________________________________________


Pessoas que comem muito pão podem ter mais risco de desenvolver câncer de rim, sugere um estudo de pesquisadores italianos.

Segundo os cientistas do Instituto Farmacológico de Milão, massas e arroz também aumentariam moderadamente o risco de câncer, enquanto frango e vegetais reduziriam a tendência.

Eles compararam o estilo de vida, o histórico médico e os hábitos alimentares de 767 adultos portadores de câncer de rim com as condições de vida de outros 767 que não tinham a doença.

Em artigo na revista especializada International Journal of Câncer, eles disseram que o alto nível de glicose - um tipo de açúcar - em alimentos como pão, massa e arroz poderia ser o fator relacionado ao risco de tumores.

Por outro lado, alimentos com menores níveis de glicose, como frango, carne processada e vegetais cozidos ou crus parecem reduzir o risco de câncer no rim.

Outros produtos, incluindo café, chá, ovos, carne vermelha, peixes, queijos, batatas e frutas não pareceram exercer qualquer efeito.

Alarme

A organização britânica Câncer Research UK disse que precisa de "mais evidências" para comprovar a validade do estudo. O porta-voz da entidade, Ed Yong, disse que a metodologia da pesquisa pedia às pessoas que declarassem o que haviam comido nos últimos dois anos - o que pode ter gerado imprecisões.

"Precisamos de mais evidências de estudos mais amplos antes de dizer se esta relação (entre alimentos com alto teor de glicose e câncer de rim) de fato existe", ele afirmou.

"Por enquanto, a única causa estabelecida e evitável de câncer de rim é se estar acima do peso ou ter obesidade, que responde por um em cada quatro casos, e o fumo, que conta para um em cada cinco casos."






BBC, em Londres




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/3905/visualizar/