Homenews - homenews.com.br
Astronomia
Quarta - 30 de Janeiro de 2008 às 05:51

    Imprimir


________________________________________________________________



Um grupo de cientistas britânicos criou um escudo que protegerá as tripulações espaciais dos ventos solares, o que permitirá aos astronautas chegarem a Marte no futuro.

Os ventos solares são correntes de partículas altamente carregadas de energia que viajam a uma velocidade superior à do som e que, pelas mutações que causam no material genético, podem produzir câncer.

Segundo o jornal britânico "The Guardian", os pesquisadores criaram uma versão em pequena escala do vento solar para estudar como usar escudos magnéticos que protejam de seus efeitos.

A física Ruth Bamford, do laboratório Rutherford Appleton, afirmou que conta com indícios reais de que pode ser criado um "buraco" no vento solar, que não seria afetado pelo bombardeio de partículas e onde deveria situar-se a nave espacial.

A equipe se inspirou no campo magnético da Terra, que funciona como uma couraça que protege dos ventos e radiações solares e permite a vida no planeta.

Bamford indicou que o experimento funcionou "magnificamente", e que o próximo desafio é construir um aparelho com energia suficiente para ativá-lo nesse escudo no espaço.

A questão de como evitar o vento solar adquiriu certa urgência devido ao plano internacional "The Global Exploration Strategy", assinado por quatorze agências espaciais para voltar à Lua e conseguir fazer com que as tripulações viajem para lugares mais remotos.




Agência EFE




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/3930/visualizar/