Homenews - homenews.com.br
Astronomia
Quarta - 30 de Janeiro de 2008 às 06:02

    Imprimir


________________________________________________________________



Um grupo de astrônomos da Universidade de Santiago de Compostela (USC), no noroeste da Espanha, descobriu um planeta gigante no sistema estelar triplo Gliese 22, informou hoje a instituição acadêmica.

Essa descoberta, divulgada pela revista Astronomy & Astrophysics, é, segundo José A. Docobo, diretor do Observatório Astronômico Ramón María Aller, da USC, a primeira de um planeta extra-solar feita através da astrometria, método usado pelos astrônomos para calcular a posição e o movimento dos astros.

Até o momento, todas as descobertas de planetas fora do Sistema Solar haviam acontecido usando o método de velocidade radial ou pelo procedimento que observa a variação da luz de uma estrela quando um planeta passa na frente dela. O sistema Gliese 22 é formado por três estrelas de baixa massa. Duas delas formam um sistema binário que gira em torno do centro de massa do sistema, enquanto a terceira, mais afastada, gira ao redor das outras.

A existência desse grande planeta, com cerca de 16 vezes a massa de Júpiter - o de maior massa no Sistema Solar -, foi detectada ao redor da estrela solitária. Para efetuar a descoberta, os cientistas determinaram, em primeiro lugar, a órbita precisa do par de astros que giram em torno do centro de massa do Gliese 22 e, em seguida, a redução ao centro de luz das posições da terceira estrela.

O movimento sinusoidal, apresentado pelo terceiro astro, só pode ser explicado, segundo os pesquisadores, pela presença de outro corpo em seu redor.




Agência EFE




URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/3933/visualizar/