Homenews - homenews.com.br
Informática
Segunda - 25 de Novembro de 2002 às 11:31

    Imprimir




Os Usuários da internet agora podem ter acesso a leitura de textos religiosos como a Bíblia, o Torá e o Alcorão por exemplo, disponíveis em vários idiomas.

O site do Vaticano (www.vatican.va) oferece um trecho do Velho Testamento dividido em 50 capítulos. É possível visualizar detalhes de ilustrações da Sagrada Escritura. Por algumas vezes, o internauta terá de clicar no item em italiano para ter acesso à biblioteca.

A Bible Studies Foundation (www.bible.org) traz o texto em inglês e permite a consulta por tópicos e capítulos. No item Translated Studies, há textos em vários idiomas. O site também oferece a Bíblia para micros de mão com sistemas Palm OS e Windows CE. Há uma versão de testes. O texto integral custa US$ 19,95.

Em português, no endereço http://virtualbooks.terra.com.br é possível fazer o download do Velho Testamento. E é possível ler os textos do Novo Testamento. Os arquivos estão no formato ZIP.

Já o site www.estudosdabiblia.net tem o Sermão da Montanha nos formatos ZIP e PDF.

O portal Wesley Center Online http://wesley.nnu.edu/noncanon/apocrypha) traz estudos e literatura bíblica. Inclui textos em espanhol.

O endereço www.christiananswers.net traz o Novo Testamento em nove idiomas. No item "Área proibida, uma brincadeira: "Não Entre" diz ao curioso que ele desobedeceu a um conselho e demonstrou "uma tendência
natural" e convida o internauta a navegar pela página para contar-lhe a história de Adão e Eva.

A página http://scriptures.lds.org traz parte de "O Livro do Mórmon - Outro Testamento de Jesus Cristo".

Interessados em ler o Alcorão Sagrado e entender o islamismo podem visitar www.alcorao.com.br. O portal explica a função das mesquitas e dá acesso a links para jornais árabes, publicados em vários países.

Em http://wings.buffalo.edu/student-life o internauta encontra textos de introdução ao islamismo, seção de perguntas e respostas e escrituras em vários idiomas, como espanhol.

Para entender o judaísmo e suas origens, visite www.tora.org.ar. O portal argentino traz estudos e link para a livraria judaica (www.libreriajudaica.com). Há ainda janelas com textos explicativos e calendário para as festas.

No inglês, o endereço http://shamash.org/tanach/dvar, possui textos bíblicos além de links para os sites www.myjewishlearning.com e http://hebrewcollege.edu.

Clique em Scriptures no endereço www.hindunet.org para ter acesso a textos hindus.

Textos sagrados budistas podem ser lidos em www.sacred-texts.com/bud.

Em www.clas.ufl.edu/users/gthursby/taoism, ao acessar o primeiro item do índice, o internauta vai encontrar dezenas de links para entender a história do taoísmo.

Em www.beliefnet.com, clique em Religions para ter acesso a informações de 23 religiões. Um bom endereço que leva a portais de várias religiões é http://davidwiley.com/religion.


Homenews com informações publicadas no jornal Folha de São Paulo





URL Fonte: http://homenews.com.br/noticia/468/visualizar/